Em junho, o governo do Rio Grande deu início às celebrações oficiais pelos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis, marco histórico que será comemorado em 2026 no Rio Grande do Sul.
Em relação ao assunto, nós vamos destacar as ruínas de São Miguel das Missões (o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo), que é um dos mais significativos vestígios das Missões Jesuíticas dos Guarani (faz parte dos Sete Povos das Missões).
O lugar é perfeito para passear e aprender um pouco mais da nossa história aqui no Rio Grande do Sul. O local foi declarado Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938 pelo IPHAN e em 1983 Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. É uma verdadeira riqueza histórica.
Ao andar pelas ruinas, nós do Sem Roteiro (Vitor de Arruda Pereira e Rosana Klafke) percebemos que a história está muito presente, mexe com nosso marginário. A gente aproveitou bastante! O lugar é grande e silencioso ao mesmo tempo. É perfeito para quem gosta de lindos cenários para tirar fotos.

Outro ponto importante: no local você encontra a única Cruz Missioneira original do período, e que é um símbolo de fé e proteção nas Missões. O sítio Arqueológico é visitado por turistas de todo o mundo, especialmente da Argentina, Paraguai, Uruguai e Europa.

Quer conferir mais notícias sobre turismo e receber dicas de viagens? Siga-nos no Instagram e Facebook do Blog Sem Roteiro.