A Argentina é um país que faz fronteira com o Rio Grande do Sul, o que facilita para quem gosta de viajar. A gente do Sem Roteiro gosta de aproveitar os destinos que saem da rodoviária de Porto Alegre para aproveitar o país vizinho.
Se você está planejando uma viagem à Argentina, prepare o seguro saúde ou seguro viagem. Entrou em vigor, neste ano, uma nova regra do governo desse país que obriga todos os estrangeiros a apresentar, na entrada, um seguro de saúde ou seguro viagem com cobertura médica válida durante todo o período da estadia na Argentina.
A medida, segundo as autoridades, busca proteger o sistema público de saúde argentino, que vinha absorvendo custos de atendimentos a turistas sem qualquer contrapartida financeira. E a regra não tem exceção: sem seguro, não entra.
A mudança chega no exato momento em que a conexão entre Brasil e Argentina bate recordes. Só Bariloche, principal destino de inverno do país, espera até 80 mil turistas brasileiros na temporada de 2025, de acordo com dados atualizados do Emprotur, órgão oficial de promoção turística. O número é impulsionado pela expansão da malha aérea, com mais voos diretos, aumento da conectividade e retomada do turismo internacional.
O que muda para quem viaja?
Além do seguro viagem obrigatório, seguem valendo as outras exigências de entrada na Argentina:
- Documento válido: RG em bom estado (emitido há menos de 10 anos) ou passaporte.
- Passagem de volta.
- Comprovante de hospedagem ou carta-convite.
- Comprovante de recursos financeiros para o período da viagem.
- Certidão de antecedentes criminais (exigida em casos específicos de residência temporária, não para turistas).
- Seguro Carta Verde, no caso de quem viaja dirigindo, seja de carro, moto ou motorhome.
Quer conferir mais notícias sobre turismo e receber dicas de viagens? Siga-nos no Instagram e Facebook do Blog Sem Roteiro.